Lá vão os tempos em que a internet alojava páginas estáticas e sem qualquer possibilidade de interação. Atualmente é possível fazer inúmeras operações, incluindo compras à distância, isto é, as conhecidas compras online.

Conforme a internet foi evoluindo, surgiram outras preocupações, como o caso da segurança das informações fornecidas – que originaram, recentemente, a criação do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (a RGPD). Contudo, surgiu anteriormente a criação de protocolos seguros de comunicação, como é o caso do certificado SSL.

Embora o certificado SSL seja muito usado no comércio online, saiba que o seu uso é importante em todas as áreas, pois transmite segurança aos utilizadores que acedem o seu site. Por isso, se não sabe do que se trata, continue a ler e veja qual é a importância deste protocolo de comunicação no seu negócio!

O que é o certificado SSL?

De forma muito sucinta, o certificado SSL (Secure Socket Layer) permite manter uma conexão com a internet de forma segura. Assim, um site com este certificado dá a garantia de segurança ao seu utilizador, mostrando que a conexão entre ele e o site é criptografada, isto é, que toda a informação trocada está protegida de qualquer atividade maliciosa.

Como funciona?

A pessoa que tentar ler ou modificar qualquer informação transferida verá o seu trabalho dificultado caso o site possua o certificado SSL, mesmo que se trate de números de cartão de crédito ou documentos. Porquê? Porque a mensagem será criptografada, isto é, os dados serão codificados de acordo com os algoritmos deste protocolo, impedindo que os dados surjam ou sejam lidos conforme o utilizador os introduziu no site.

Sob o ponto de vista mais “estético”, o certificado SSL estará visível aos utilizadores através da barra de endereço do site. Assim, quando o utilizador introduzir o endereço a visitar e este começar com https:// em vez de http:// saberá que está num site cujo protocolo está implementado. Outro pormenor que irá dar nas vistas é o cadeado ao lado do endereço do site, que reafirma a mensagem de segurança do certificado.

Qual a importância de adquirir um certificado SSL para o meu site?

Confiança com o cliente

Tal como em todas as áreas de negócio, é importante acompanhar a evolução do mercado que, diga-se, está cada vez mais globalizado, sobretudo quando se trata do comércio online. Assim, se possui uma loja online, é importante que tenha um certificado SSL para transmitir a segurança necessária aos seus clientes, com vista a aumentar as encomendas do seu negócio.

Melhor posição no ranking da Google

Se por um lado conquista a confiança dos seus potenciais clientes, por outro melhora o seu lugar no ranking da Google. Por isso, se pretender aparecer nos melhores lugares deste motor de busca, considere seriamente adquirir um certificado SSL, dado que desde 2014 a empresa começou a considerar o uso do HTTPS como um dos fatores para um bom lugar no seu ranking. Apesar de este ser um fator menos importante que o conteúdo do site, é uma pequena otimização que pode dar ao seu site e, assim, colher bons frutos a longo prazo. É totalmente benéfica para a sua estratégia de marketing digital!

Receber pagamentos com cartão de crédito online

Implementar esta tecnologia permite-lhe que vários dos operadores de cartões de crédito facilitem as transações com cartões de crédito online. Assim conseguirá satisfazer as necessidades e exigências dos seus clientes ao oferecer mais possibilidades de pagamento online.

Como diz o velho ditado português, “mais vale prevenir do que remediar”. Por isso, não hesite e adquira hoje mesmo um certificado SSL. Além de evitar possíveis ataques informáticos, irá aumentar a confiança junto dos seus clientes e, assim, aumentar as suas vendas!