Já pensou abrir uma loja online mas não se sente suficientemente esclarecido? Não sabe como e por onde começar? Então este artigo é para si!

Quando falamos em comércio online, poucas são as pessoas que não se sentem familiarizadas com essa realidade. Na verdade, o crescimento deste novo método de compras é notório: segundo os dados do e-Commerce Report CTT divulgado no ano passado, quatro em cada dez portugueses realizam compras online.

Dada a evolução desta nova forma de adquirir bens e serviços, várias foram as marcas que criaram a sua loja online. Mas apesar do surgimento desta nova forma de comércio, muitas são as empresas que ainda não se modernizaram, encarando este passo como uma despesa e não como um investimento, algo que se reflete nas vendas mensais.

Antes de investir na criação de uma loja online, é importante saber que o que motiva os consumidores a comprar online:

  • Comodidade;
  • Rapidez na entrega dos bens e/ou serviços;
  • Possibilidade de adquirir produtos/serviços exclusivos;
  • Aquisição do que se pretende a preços mais baixos do que nas lojas físicas.

Embora estes sejam os principais pontos, poderão existir outras motivações como campanhas e preços especiais de lançamento de coleção/produto, entre outros. Tudo depende do enquadramento e estratégia de marketing que a marca criar para este canal de vendas. Ainda assim, hoje em dia possuir uma loja online torna-se numa verdadeira arma de vendas.

Quer saber porque deve abrir uma loja online já? Os motivos estão listados abaixo!

  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Oferece projeção à sua marca

Quando associada aos perfis da marca nas redes sociais, a loja online ajuda a projetar todo aquilo que oferece. Como? Ao chegar a outro tipo de consumidores que, de outro modo, não chegaria. Além disso, ao disponibilizar contactos como telefone e morada da loja física, conseguirá atrair mais pessoas ao seu espaço físico.

Consegue realizar vendas a qualquer hora do dia

Enquanto a sua loja física está aberta durante um determinado horário, o mesmo não se verifica no caso da loja online. Ela estará ativa 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que significa que realizará vendas mesmo enquanto estiver a dormir. Em horário útil só tem que tratar de organizar e expedir as encomendas!

Pode atualizar onde e quando quiser o que oferece aos seus clientes

Ao contrário do que acontece numa loja física, ao possuir uma loja online consegue atualizar onde e quando quiser os produtos nela disponíveis. Isto permite envolver o seu público com o seu negócio, gerando curiosidade e visita constante ao seu comércio online para ver as novidades.

Consegue disponibilizar vários métodos de pagamento

Embora na sua loja física consiga disponibilizar o pagamento multibanco e em dinheiro, na sua loja online tem mais opções disponíveis. Cartão de crédito, MBWay, PayPal, PagSeguro ou contra reembolso (pago no ato da encomenda) são apenas algumas das ideias. E não pense que isto é, de algum modo, impossível. Para que algumas operadoras responsáveis por estas transações lhe “confiem” estes métodos de pagamento só tem que, em muitos casos, adquirir um SSL. Pode saber mais sobre o assunto neste artigo.

Como abrir uma loja online?

Depois de criar a sua empresa online e certificar o seu negócio online (consulte os serviços Empresa na Hora e Empresa Online), está na altura de começar a desenhar a sua loja online.

Poderá seguir inúmeros passos para criá-la e torna-la real, porém, pode sempre poupar tempo, dinheiro e recursos e adquirir a sua Loja Fácil da HVidal. Entre os seus principais recursos destacam-se:

  • Sistema de gestão de pedidos e de inserção de produtos;
  • Possibilidade de integração de ferramentas de marketing adaptadas ao seu negócio;
  • Adaptado aos diversos dispositivos existentes, incluindo telemóveis;
  • Ferramenta de integração de blog (só precisa criar os seus primeiros conteúdos para inserir lá);
  • Facilidade em alterar o design e aspeto visual da loja online.

Como vê, só tem bons motivos para apostar hoje na sua loja online. Além de todas as vantagens mencionadas, o processo é bastante simples graças à nossa Loja Fácil! Se quiser saber informações ou pedir um orçamento à sua medida, basta contactar-nos.