Atualmente, e devido à evolução dos meios de comunicação digitais, é muito comum ouvir-se falar de blogs. Embora esteja associado e diversas áreas, como a moda e o lifestyle, certo é que esta pode ser uma ferramenta perfeita para qualquer empresa.

Partilhar mensagens com os cibernautas é o que muitas influenciadoras digitais fazem, mostrando-se, assim, a milhares de pessoas espalhadas pelo mundo. Deste modo, conseguem chegar ao seu público, promovendo não só o seu trabalho como também as marcas que a elas se associam. O mesmo se pode aplicar a uma entidade: não para promover outras marcas ou firmas, mas sim para promover a própria empresa.

De acordo com algumas pesquisas feitas pela Hubspot, ter um blog é um recurso importantíssimo para o sucesso das marcas que visam expandir o seu público e chegar aos seus seguidores online. Este estudo indica ainda que este recurso leva a que os consumidores associem mais depressa a marca ou empresa como líder no segmento em que atuam.

Motivos para apostar num blog para a sua empresa

Tráfego relevante

Por ocasião do artigo sobre o certificado SSL, foi falado que adotar esta medida ajuda muito no posicionamento nos motores de busca como o Google, gerando tráfego relevante. O mesmo acontece quando se aposta em bom conteúdo para um blog, sobretudo da área empresarial. Segundo a Hubspot, atualizar um site empresarial com 15 artigos mensais ajuda a aumentar em 5 vezes o tráfego orgânico (maneira de conseguir visitantes através de técnicas SEO) quando comparado com as empresas que não possuem um blog.

Angariação de novos clientes

Ao ter uma presença digital mais próxima do público, as empresas conseguem captar novos clientes para a sua empresa. Abaixo, está um exemplo prático que explica o poder de um blog.

Imaginemos que é dono da empresa X, que se dedica à decoração de interiores, decidiu apostar num blog, onde dá dicas de decoração e promove os seus serviços. Já a empresa Y, do mesmo ramo, não possui um blog. Acontece que um determinado utilizador está a precisar de remodelar a decoração da sua casa e, por isso, decide pesquisar empresas de decoração de interiores no Google. Nesta situação, qual das empresas é que tem maior probabilidade de ser a escolha deste utilizador?Certamente que a sua empresa, por possuir um blog atualizado e com conteúdo relevante na área em que atua.

Melhor relação com o público

Os blogs servem, na sua essência, para comunicar e transmitir mensagens importantes e relevantes à comunidade virtual, por isso, aproveitar um blog para promover a sua empresa, transmitindo conhecimentos e explicações importantes na área em que atua, é meio caminho andado para obter uma melhor relação com o seu público. Porquê? Porque mostra as potencialidades e o conhecimento que a sua empresa tem na área de atuação, distinguindo-se das restantes empresas que não possuem esta comunicação online, tornando-se numa referência a ter em conta.

Gera bons resultados a longo prazo

O blog insere-se perfeitamente no bom planeamento de marketing digital de qualquer empresa. Muito mais do que noticiar e dar explicações sobre a área em atua, o blog é uma ferramenta essencial para colher bons resultados a longo prazo. Isso alcança-se não só através do tráfego gerado pelas pesquisas nos motores de busca, como também das partilhas nas redes sociais – existe uma “propagação” da informação noutros sítios relevantes que não os motores de busca, chegando, assim, a mais pessoas e, consequentemente, a potenciais clientes.

Como é que consigo ter conteúdo relevante e de qualidade para o meu blog?

Começar um projeto do zero é complicado, sobretudo quando se tem em vista a obtenção de bons resultados. Seja por falta de tempo ou conhecimento, construir um bom caminho não é fácil. A pensar nisso, a HVidal disponibiliza serviços em diversas áreas, incluindo de marketing digital, para que os seus clientes obtenham os resultados pretendidos, nomeadamente na criação de um blog com conteúdo relevante e de qualidade.